Sugestões para uma boa alimentação dos filhos

A qualidade da alimentação que oferecemos aos nossos filhos e filhas deve ser um cuidado diário. Se consideramos que há estudos que nos classificam como um dos líderes no uso de agrotóxicos proibidos, fica quase impossível não se preocupar.

Um meio de melhorar a alimentação que é oferecida em casa é dar preferência a alimentos que são pouco processados, aos orgânicos e a alimentos in natura como, por exemplo, proteínas, verduras, frutas, cereais e leguminosas.

Comer bem não necessariamente significa pagar mais

Como os alimentos orgânicos costumam ter um custo elevado em relação aos convencionais, sugerimos que compre na feira e dê preferência aos alimentos da época. Ao escolher os alimentos tendo em conta sua sazonalidade, o período em que têm maior produção, não apenas é possível garantir um alimento mais saboroso e com melhor preço, mas também que precisou de menos agrotóxicos em seu cultivo.

Escolher os alimentos considerando a sazonalidade do produto e, assim, consumir alimentos com menos agrotóxicos, ajuda a evitar os impactos nocivos que os efeitos cumulativos desses químicos podem provocar em nossa saúde.

Como são muitas as variações de alimentos e suas épocas, disponilizamos aqui uma lista do Ceagesp que pode ajudar quem vive em São Paulo e quer comer melhor.

O livro Práticas de Nutrição Pediátrica, de Elisa Maria Lacerda e outros, publicado pela Editora Atheneu, também pode ajudar quem deseja oferecer aos filhos o melhor do mercado alimentar.

 

Equipe Quintal 7 Cores

Novembro/ 2018