Cuidados com o ciúme do novo irmãozinho

A notícia da chegada de um novo membro na família transforma a vida de todos pertencentes, principalmente a da criança que já existe na casa.

Com a chegada do irmãozinho, é natural que a criança demonstre alterações no comportamento, como uma regressão nos hábitos ou a adoção de um comportamento mais agressivo e incompreensivo com as explicações dos pais. Medo, insegurança e ciúme são alguns dos sentimentos que podem surgir.

Sugerimos aos familiares buscarem formas delicadas para abordar a chegada da nova criança. Há livros infantis que podem ser lidos com a criança, que abordam a temática de forma lúdica, como por exemplo o “Quero nascer de novo!” de Ilan Brenman, da editora Saber e Ler.

Quando o bebê já nasceu, o importante é demonstrar que as regras são compartilhadas. Muito embora existam necessidades diferentes para cada faixa etária, pode-se mencionar as regras direcionando-se a todos os filhos.

A psicóloga infantil Daniella Faria explica melhor neste vídeo como se utilizar desta técnica, além de passar outras dicas valiosas, confira aqui: https://www.youtube.com/watch?v=smPwcPKtx0c.

Com muito carinho e cuidado, as crianças aprendem a conviver e amar o novo bebê. 🙂

Equipe Quintal 7 Cores

Novembro/2018



WhatsApp chat